Instituição





Instituição fundada por Dra. Marluce Oliveira, a pedido de Dr. Vandick Ponte. Nos últimos anos de vida, em inúmeras reuniões Dr. Vandick Ponte expressou o desejo de construir uma instituição sem fins lucrativos, para efetivar projetos sociais em prol dos portadores de transtornos Mentais na cidade de Fortaleza. O Instituto Dr. Vandick Ponte atua na área de saúde mental, trata-se de uma instituição sem fins lucrativos. Nossa instituição implantou uma rede de serviços que garante novos espaços de cuidados, de acordo com o  recomendado  pela Organização Mundial de Saúde e Ministério da Saúde.
Atualmente contamos com Espaços de Cuidados Terapêuticos e parcerias com a Casa de Saúde São Gerardo, Centro de Desenvolvimento Psicossocial (CEDEPSI) e com a Prefeitura Municipal de Fortaleza no Programa "Sua Nota Vale Dinheiro". 
O Instituto representa um compromisso com a responsabilidade social, técnica e estrutural. Nossa instituição continua inovando ao executar o que é preconizado pela Reforma Psiquiátrica, conforme orientação da Organização Mundial de Saúde e Ministério da Saúde. Visto que, segundo os dados oficiais da OMS, estima – se 20% da população mundial podem ser acometidas por algum transtorno mental, e 5% apresentam transtornos mentais graves, o que gera limitações importantes em vários segmentos de sua vida. 
A Família do paciente com transtorno mental grave é impactada diretamente pelas conseqüências do adoecimento psíquico. A sociedade tem contado com um modelo de tratamento que necessita ser urgentemente superado, a fim de que possibilitem ao cidadão a garantia de seus direitos na área da saúde mental.


NOSSOS ESPAÇOS DE CUIDADOS TERAPÊUTICOS


                                                                                                           
RESIDÊNCIA TERAPÊUTICA SOLAR DOS GIRASSÓIS

Residência para 14 clientes com transtorno mental grave, com fracos vínculos familiares e baixa autonomia, oferece acompanhamento médico, farmacológico, terapêutico e familiar. Conta com supervisor institucional, supervisor técnico, coordenadora técnica, cuidadores, secretária do lar e serviço gerais.
Em tratamento no Hospital - Dia esses pacientes recebem atendimento médico,  psicólogo, terapeutico - ocupacional e enfermagem.
Os leitos são destinados a Rede Suplementar, particular e vaga social.
Funcionamento 24 horas.



CIENTÍFICA

O Instituto Dr. Vandick Ponte considera fundamental que seus profissionais estejam em permanente atualização, nossos incentivos para a capacitação profissional, assim como, a produção científica é por nossa instituição incentivada, contamos atualmente com um grupo de profissionais especialistas e mestres.
No campo científico contamos com o Núcleo de Estudos e de Pesquisa – NUEP, que atua em intercâmbio com outras instituições a nível municipal, estadual e internacional, promovendo encontros de extrema importância para a troca de conhecimentos, estudos e debates que resultam em reflexões e ações significativas para a formação de novos conceitos, modernos e transformadores na área da saúde mental. Como já citamos, 20% da população pode apresentar transtorno mental, destacando – se atualmente o  sofrimento psíquico contemporâneo, especialmente relacionado à dependência química e depressão. O NUEP tem como objetivo desenvolver intervenções junto à população no sentido de reduzir o maior número de pessoas que possam adoecer com transtorno mental.
 
 SOCIAL

O Instituto Dr. Vandick Ponte através do Programa de Articulação Sócio Cultural (PASC), tem realizado parcerias com a sociedade civil, órgãos públicos e privados, no intuito de oportunizar para as pessoas com transtornos mentais e seus familiares uma melhoria da qualidade de vida, e conseqüentemente, a desmistificação do preconceito atribuído a estas pessoas que perderam os laços sociais em decorrência do transtorno mental.
Atualmente, as instituições beneficentes sem fins lucrativos vêm desenvolvendo novas formas para possibilitar a melhoria da qualidade de vida para a população baixa de renda, executando novas estratégias para garantir a efetivação de seus ideais em benefícios dos projetos sociais. Dentre estes, citamos os seguintes:
  
Programa Geração de Renda: Unidade de Beneficiamento de Garrafas Pet`s (UBGP), Programa Sua Nota Vale Dinheiro e Venda de Artesanatos; 


Em 2005, o  Instituto Dr, Vandick Ponte, foi a primeira instituição de Saúde Mental, na cidade de Fortaleza, a desenvolver um programa de geração de renda para pacientes com Transtornos Mentais Graves, a Unidade de Beneficiamento de Garrafas Pet`s (UBGP)



Programa de Voluntariado: "ASEC - Ação Solidária, Estímulo e Cidadania".

Programa Avançar em Sã Consciência: Jornal Nossa Voz, Publicações de livros, homepage, Grupo de Teatro Nise da Silveira e Coral Portal Ônix.

 Eventos: Carnaval Xô Preconceito, São João de Rua, Caminhadas beneficentes entre outros apoios organizacionais.

   

PARCERIAS DESENVOLVIDAS / CEDEPSI 


COMUNIDADE TERAPÊUTICA PORTAL ÔNIX


Conta com 20 leitos para tratamento de clientes psicóticos ou neuróticos graves, não dependentes químicos. O cliente recebe tratamento farmacológico e terapêutico. Destina-se a clientes onde os riscos já foram minimizados, contudo, ainda necessitam de um período de recuperação para retornar ao convívio sócio-familiar de forma mais tranqüila. A família também é assistida em reuniões e atividades que permitam o entendimento da problemática e a importância do suporte familiar.
Nossa equipe é composta por equipe interdisciplinar (psiquiatra, psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional, enfermeiros, nutricionista, farmacêutico e profissionais de nível médio).



 Entrada do Portal Ônix




  Vista da Piscina



Dormitórios com suítes



 Sala de estar

Funcionamento: 24 horas


PARCERIAS DESENVOLVIDAS / Casa de Saúde São Gerardo


HOSPITAL - DIA  

 Contamos com 70 vagas em Hospital-Dia reservadas aos clientes com transtorno mental grave, com histórico de vários internamentos, com significativa limitação nas atividades da vida diária, assim como, com diminuição dos vínculos familiares. Atuamos com tratamento farmacológico e terapêutico, o cliente é estimulado quanto a trabalhar suas limitações, ter seu projeto de vida, a família é incluída em nossos atendimentos para que possam ser orientadas quanto a importância do suporte familiar, dentre outras questões. O cliente em nosso serviço diariamente tem atividades terapêuticas em atendimentos individualizados ou em grupos, com equipe interdisciplinar (psiquiatra, psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional, enfermeiros e profissionais de nível médio)
São credenciados ao SUS 60 vagas e 10 vagas à Rede Suplementar.
Funcionamento: 2ª à 6ª feiras (horário comercial).


           



Nenhum comentário:

Postar um comentário